sexta-feira, 16 de maio de 2008

Polímero superabsorvente


O PoliAcrilato de Sódio (PAS) é um polímero superabsorvente e com muitas aplicações importantes, tais como: as fraldas, os pensos higiénicos, os fertilizantes de solos, a germinação de sementes entre muitas outras aplicações industriais. Este vídeo mostra o poder superabsorvente do PAS quando se adiciona uma certa quantidade de água.
Segundo a sua origem, os polímeros podem classificar-se em polímeros naturais, polímeros semi-sintéticos e polímeros sintéticos.
Como exemplos de polímeros naturais temos o algodão, a , a seda e a borracha.
O algodão é uma fibra vegetal formada por celulose. A lã e a seda são fibras animais formadas por proteínas. Muitas substâncias bioquímicas, como os hidratos de carbono, as proteínas, o DNA, etc., também são polímeros.
Os polímeros semi-sintéticos, ou artificiais, são polímeros naturais tratados com produtos químicos para alterar determinadas propriedades, como por exemplo o celulóide, um derivado da celulose, e a borracha vulcanizada.
Os polímeros sintéticos constituem a maioria dos materiais plásticos e fibras. São exemplos de polímeros sintéticos o polietileno, o PVC, o polipropileno, o nylon, etc.

Sem comentários: