quinta-feira, 16 de abril de 2009

Reacções de precipitação

Reacções de precipitação: são caracterizadas pela formação de um composto insolúvel ou precipitado. Envolvem compostos iónicos.

Precipitado: é um sólido insolúvel que se separa da solução.

As reacções de precipitação estão presentes no nosso dia-a-dia. As estalactites e as estalagmites das grutas, as pedras nos rins, o tártaro nos dentes, as carapaças das tartarugas e os corais são alguns exemplos onde ocorrem reacções de precipitação. Uma das reacções de precipitação mais utilizada num laboratório é a reacção entre a solução aquosa de nitrato de chumbo e a solução aquosa de iodeto de potássio que dão origem ao precipitado iodeto de chumbo (cor amarela) e à solução aquosa de nitrato de potássio.

Pb(NO3)2 (aq) + KI(aq) ----> PbI2 (s) + KNO3(aq)


quinta-feira, 9 de abril de 2009

Mudanças de estado físico. Pontos de fusão e ebulição.

A fusão consiste na passagem do estado sólido para o estado líquido. O ponto de fusão é a temperatura à qual se dá a passagem do estado sólido para o estado líquido.
A ebulição consiste na passagem do estado líquido para o estado gasoso. O ponto de ebulição é a temperatura à qual se dá a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Numa mudança de estado físico a temperatura mantêm-se constante.