sexta-feira, 30 de maio de 2008

Reacção entre o ferro e o enxofre


O sulfureto de hidrogénio (substância de cor preta) é obtido por aquecimento de uma mistura de ferro e enxofre.
A equação química da reacção do ferro e do enxofre é a seguinte:

Fe + S ---> FeS

Combustão do magnésio


A reacção do magnésio com o oxigénio do ar é uma reacção exotérmica. O magnésio sofre combustão quer seja no seio do ar quer seja no seio do oxigénio. Esta reacção é mais intensa num meio só com oxigénio (ver vídeo).
Quando o magnésio é aquecido reage rapidamente com o oxigénio atmosférico sendo a reacção química a seguinte:

magnésio + oxigénio ---> óxido de magnésio, ou seja,
2 Mg + O2 ----> 2MgO

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Supercondutividade - uma breve lição


Neste vídeo são apresentados vários fenómenos associados à supercondutividade: efeito Meissner, levitação e suspensão magnéticas e efeito de aprisionamento do fluxo.
As pequenas demonstrações experimentais são realizadas com óxido de cobre, bário e ítrio (YBCO, um supercondutor de tipo II).
As propriedades dos supercondutores permitem o desenvolvimento de novas aplicações tecnológicas, tais como: - geradores eléctricos, bobinas para aparelhos de RMN ou aceleradores de partículas, sistema Tokamak na fusão nuclear, transportes de levitação magnética.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Supercondutores (Efeito de Meissener)


Um supercondutor caracteriza-se por dois efeitos:
a) O material não apresenta nenhuma resistência elétrica (R = 0).

b) O campo magnético dentro do material é zero (B = 0).

A segunda condição é o chamado Efeito Meissner, descoberto em 1933 por W. Meissner e R. Ochsenfeld. Supercondutores que apresentam um completo efeito Meissner são ditos do tipo I. Esses supercondutores são, não apenas condutores perfeitos, mas também, diamagnéticos perfeitos.
A demonstração clássica do efeito Meissner consiste em fazer um ímã permanente flutuar sobre a superfície de um supercondutor. As linhas do campo magnético são impedidas de penetrarem no supercondutor e adquirem uma forma semelhante a que teriam se houvesse outro ímã idêntico dentro do material supercondutor (ímã "imagem"). Dessa forma, o ímã sofre uma repulsão que compensa o seu peso e "levita" sobre o supercondutor.
Existem dois tipos de supercondutor. Nos supercondutores do tipo I, o efeito Meissner é total, enquanto nos supercondutores do tipo II há uma pequena penetração das linhas de campo magnético para dentro do material. Os supercodutores do tipo II, de um modo geral, suportam correntes mais fortes que os supercondutores do tipo I.

Reacção de Briggs-Raucher (reacção oscilante)

A reacção de Briggs-Raucher também é conhecida pelo nome de reacção de relógio de iodo ou de oscilador de iodato/iodo/peróxido de hidrogénio.
Nestas reacções oscilantes (reacção “relógio”) podem ocorrer variação de cor no tempo. É o que demonstra este vídeo onde a reacção temporariamente varia de cor (amarelo-azul-escuro).

terça-feira, 20 de maio de 2008

Reacção violenta do clorato de potássio com o açúcar


O açúcar reage violentamente com o clorato de potássio.
No vídeo é visível a reacção causada pelo agente oxidante clorato de potássio(KClO3 ) quando reage com uma goma cheia de açúcar.
C12H22O11(s) + 8KClO3(s) —> 12CO2(g) + 11H2O(g) + 8KCl(s)
Clorato de potássio é um composto químico que contém potássio, cloro e oxigénio, com fórmula KClO3. Na sua forma pura, é uma substância cristalina branca. É utilizado, como um agente oxidante, para produzir oxigénio, como desinfectante, em fósforos, em explosivos e fogos de artifício.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Polímero superabsorvente


O PoliAcrilato de Sódio (PAS) é um polímero superabsorvente e com muitas aplicações importantes, tais como: as fraldas, os pensos higiénicos, os fertilizantes de solos, a germinação de sementes entre muitas outras aplicações industriais. Este vídeo mostra o poder superabsorvente do PAS quando se adiciona uma certa quantidade de água.
Segundo a sua origem, os polímeros podem classificar-se em polímeros naturais, polímeros semi-sintéticos e polímeros sintéticos.
Como exemplos de polímeros naturais temos o algodão, a , a seda e a borracha.
O algodão é uma fibra vegetal formada por celulose. A lã e a seda são fibras animais formadas por proteínas. Muitas substâncias bioquímicas, como os hidratos de carbono, as proteínas, o DNA, etc., também são polímeros.
Os polímeros semi-sintéticos, ou artificiais, são polímeros naturais tratados com produtos químicos para alterar determinadas propriedades, como por exemplo o celulóide, um derivado da celulose, e a borracha vulcanizada.
Os polímeros sintéticos constituem a maioria dos materiais plásticos e fibras. São exemplos de polímeros sintéticos o polietileno, o PVC, o polipropileno, o nylon, etc.

Reacção redox violenta entre o alumínio e o bromo

O bromo é um não-metal e faz parte do grupo 17 (também conhecido por família dos halogéneos) da Tabela Periódica. É também um dos reagentes químicos mais perigosos.

Ao incendiar uma folha de alumínio com bromo passados alguns segundos, vamos obter uma reacção química violenta traduzida pela seguinte equação química:
2 Al + 3 Br2 ---> 2 AlBr3.
Nesta reacção de oxidação - redução, o bromo é reduzido a brometo e o alumínio é oxidado a ião alumínio.

O açúcar e o ácido sulfúrico

O ácido sulfúrico é um ácido forte e é responsável pela desidratação de muitas moléculas orgânicas. A experiência que junta o ácido sulfúrico ao açúcar, permite observar este fenómeno. O aparecimento de uma cor escura é devido à formação de carbono.

Acetato de sódio


O acetato de sódio é um composto cristalino incolor, de fórmula (CH3COONa), que é conhecido como sal anidro ou trihidratado. Ambas as formas são solúveis em água e em etoxietano e ligeiramente solúveis em etanol. É utilizado em muitas aplicações de laboratório, em produtos alimentares, sabões, fotografia, etc.
Neste vídeo ensina-se como preparar uma solução sobressaturada de acetato de sódio, bem como mostra o espectáculo maravilhoso que este composto adquire quando precipita.

A reactividade dos alcinos

Os alcinos são compostos orgânicos insaturados. A fórmula geral dos alcinos que só contêm uma ligação tripla por molécula é C2H2n-2, com n maior ou igual a 2. A ligação tripla carbono - carbono constitui a principal característica da sua estrutura. O alcino mais simples é o etino, vulgarmente conhecido por acetileno. De um modo geral, os alcinos são extremamente violentos.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Estados de oxidação do manganésio

O manganésio é um elemento químico que tem vários estados de oxidação. No vídeo é possível observar os vários estados de oxidação deste metal.
Assim, no permanganato de potássio (KMnO4) o manganésio está no estado de oxidação +7 (o que dá à solução aquosa deste composto a cor violeta), na presença de sacarose e em meio alcalino o manganésio é reduzido, sucessivamente, para o estado +6 (verde, manganato) e +4 (amarelo, dióxido de manganésio).

Reaccção violenta ente o iodo e o alumínio

Uma mistura de iodo e de alumínio em reagem, rapidamente, após a adição de uma gota de água (alumínio + iodo ---> iodeto de alumínio, ou seja, 2 Al + 3 I2 ---> 2 AlI3).
Na experiência são também bem visíveis os vapores de iodo resultantes da sublimação deste, originada pelo aumento de temperatura (reacção exotérmica).

Metais alcalinos

As substâncias elementares lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e fráncio, vulgarmente conhecidas por metais alcalinos, são constituídas por elementos do grupo 1. São metais muito reactivos com a água, também reagem com o oxigénio atmosférico, pelo que têm de ser guardados ao abrigo do ar.
Esta reactividade deve-se ao facto de os átomos constituintes só terem um electrão de valência, que podem libertar facilmente, transformando-se em iões monopositivos. Por este motivo, os metais alcalinos surgem em compostos iónicos, sob a forma dos catiões respectivos.
Os metais alcalinos reagem violentamente com a água, com formação de hidróxidos e de hidrogénio gasoso.
O ruído que se houve durante a reacção de metais alcalinos com água é provocado pela libertação de hidrogénio gasoso.

Sabia que...

As águas duras são constituídas predominantemente por iões cálcio e magnésio.

Experiências de Química

Bolas de sabão super-resistentes
Material necessário:
- Detergente da loiça
- Água
- Glicerina (pode adquiri-la numa farmácia)
- Palhinha de refresco
- Copo
- Chávenas de chá e de café
- Colher da sopa
Procedimento
1. Prepare a mistura líquida, juntando num recipiente uma chávena de chá cheia de água, uma chávena de café cheia de detergente da loiça e quatro colheres de glicerina.
2. Coloque numa superfície lisa um pouco da mistura.
3. Sopre com a palhinha.
4. Pode fazer bolas dentro de outras.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Sabia que...

A IUPAC (International Union of Pure and Applied Chemistry) é a organização internacional que estabelece as regras da nomenclatura química.

Experiências de Química

Pega-monstros
Material necessário:
- Cola em mousse (totocola)
- Borato de sódio (encontra-se numa farmácia)
- Corante alimentar
- Água
- Chávenas e colher de café
- Colheres de sopa
- Copos
Procedimento
1. Encha uma chávena de café com água e adicione-lhe uma colher de café de borato de sódio.
2. Coloque uma chávena de café de totocola num copo.
3. Noutro copo coloque quatro colheres de sopa de água e adicione-lhe umas gotas de corante alimentar.
4. Junte a água corada à totocola.
5. Adicione uma colher de sopa da solução de borato de sódio que preparou.
6. Misture bem.
7. Retire o sólido do copo e deite fora o excesso de líquido.
8. Coloque o sólido num papel e espere algum tempo até que perca parte da humidade.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Sites com interesse

Boas vindas!

A partir de hoje o professor criou o seu blogue.
Nele irão encontrar uma série de informações no âmbito da disciplina de Física - Química.